Nossos corpos passam por mudanças todos os dias. Mas só as notamos anos ou até décadas depois. Muitas vezes nos sentimos mais jovens do que realmente somos: nada dói e tudo parece bem. E nós pensamos que nada está mudando. Mas as mudanças estão acontecendo mesmo que não as percebamos agora. Nós tentamos cuidar da nossa saúde e acreditamos que é melhor prestarmos atenção a ela, antes que qualquer problema apareça. Desta vez, queremos informar sobre as mudanças inevitáveis que ocorrem em nossos corpos a cada 10 anos e também dar algumas dicas sobre como atrasá-las.

1. Dos 15 aos 20

Este é o período de tempo em que a maioria das pessoas se sente jovem, cheia de energia e raramente pensa em envelhecer. Mas, mesmo nessa idade, pequenas mudanças acontecem. E se você não pensar nelas com a idade de 20 ou 25 anos, você pode se surpreender com o que acontece com você aos 30 anos. Durante esse período:

  • seus ossos param de crescer;
  • a produção de colágeno diminui;
  • seus sisos aparecem.

Claro, o corpo de cada pessoa é único. Por exemplo, algumas pessoas têm os dentes do siso aos 16 anos e algumas nunca os desenvolvem. Mas a maioria dos processos são os mesmos para todos, então você deve levar em conta esses fatos.

Dica: mesmo que você não tenha nenhum sobrepeso aos 20 anos, acostume-se a observar o que come. Porque com a idade de 30 anos, seu corpo pode mudar se você se entregar muito ao fast food. Mesmo que você não precise de nenhum cosmético com colágeno nessa idade, tente comer mais alimentos que o contenham.

2. Dos 30 aos 40

Quando algumas pessoas têm 30 anos, elas ainda parecem ter 25 anos, e isso é bom. No entanto, a mudança dentro do corpo só se torna mais rápida e, se você não fizer nada, essas mudanças podem se tornar bastante visíveis em breve. Alterações nesta idade podem incluir:

  • agravamento do tônus ​​muscular;
  • diminuição da quantidade de tecido muscular, por ser substituído por gordura;
  • uma diminuição na quantidade de colágeno e elastina.

Dica: se você estiver sempre em forma sem realmente fazer nada, deveria se acostumar a fazer alguma atividade física. Se você não fizer nenhum exercício, seu tônus ​​muscular pode começar a piorar. É muito importante cuidar da sua pele e evitar banhos de sol.

3. Dos 40 aos 50

Alguns cientistas acreditam que o corpo humano atinge o seu pico de desenvolvimento aos 38 anos e, depois disso, começa o verdadeiro envelhecimento. As mudanças inevitáveis que acontecem mais e mais rapidamente incluem:

  • uma diminuição no número de células nervosas;
  • um acúmulo de gordura no corpo;
  • piora da visão;
  • um aumento na fragilidade dos ossos e articulações;
  • perda de estrogênio e aumento da pressão arterial em mulheres.

Dica: nessa idade, a atividade física é vital. Ajudará a função normal do coração e a reduzir a diminuição do tecido muscular. Se você não está acostumado(a) a praticar esportes, deve começar aos poucos, fazendo algo como caminhar ou nadar. Além disso, você deve começar a monitorar sua pressão arterial: o risco de ter uma doença cardiovascular aumenta dramaticamente nessa idade.

4. Dos 50 aos 60

Aos 60 anos, a aparência das pessoas muda muito. E não é apenas por causa de seus genes, mas também por causa de seu estilo de vida: incluindo hábitos alimentares, atividade física e assim por diante. A maioria das pessoas experimenta mudanças semelhantes durante este período da vida, como:

  • células cerebrais e outras células ficam permanentemente danificadas;
  • o risco de ter problemas gástricos aumenta;
  • a memória piora.

Dica: nessa idade, a maioria das mudanças inevitáveis está relacionada à função cerebral e é nisso que você deve prestar mais atenção. Adquira novas habilidades, experimente coisas novas, leia livros e tente executar tarefas fora do comum. Nessa idade, muitas pessoas percebem que é difícil se concentrar e memorizar as coisas. É por isso que é necessário ingerir alimentos e tomar medicamentos que melhorem a função cerebral.

5. Dos 60 aos 70

A maioria das pessoas experimenta mudanças físicas que são absolutamente óbvias nessa idade. No entanto, também há mudanças inevitáveis internas que poucas pessoas conhecem, como:

  • os receptores nervosos e gustativos não funcionam tão bem: fica mais difícil para as pessoas provarem, cheirarem e até sentirem a temperatura;
  • a voz muda;
  • a função cardíaca diminui;
  • os ossos ficam mais finos, então as pessoas podem até ficar um pouco mais baixas.

Dica: nesta idade, é muito importante monitorar a função cardíaca, ter uma dieta rigorosa e fazer um check-up médico regularmente. Para manter os músculos fortalecidos, você precisa ter atividade física regular.

6. Aos 70 anos ou mais

Pessoas com mais de 70 anos são consideradas idosas. Mesmo que algumas delas pareçam e se sintam mais jovens, o processo de envelhecimento se torna ainda mais rápido. As mudanças neste estágio da vida incluem:

  • uma diminuição na massa muscular (as pessoas se cansam mais rápido e não conseguem fazer as coisas que costumavam fazer antes);
  • uma diminuição no volume de gordura no corpo;
  • uma diminuição na velocidade de regeneração (todo o dano da pele leva mais tempo para cicatrizar);
  • uma lentidão em todas as funções do corpo (respiração, digestão e assim por diante);
  • um agravamento da memória de curto prazo (as pessoas lembram-se facilmente de coisas que aconteceram há muito tempo, mas têm dificuldade em lembrar o que aconteceu há várias horas ou dias atrás).

Dica: nesta idade, as pessoas precisam fazer muito para ficar em forma (incluindo fazer o cérebro e o corpo trabalharem o suficiente), consultar um médico regularmente e talvez tomar alguns medicamentos necessários.

Mudanças inevitáveis no corpo são algo que não podemos parar, mas podemos atrasá-las. Pessoas idosas modernas são aquelas que podem correr uma maratona aos 70 anos de idade ou aprender a fazer algo novo aos 80 anos de idade. Tudo o que podemos fazer é cuidar bem dos nossos corpos para estender nossa beleza e nossa juventude.

Você conhece pessoas que ainda estão em boa forma apesar da idade?

Fonte:BrightSide