Talvez você já tenha ouvido falar como é bom tomar banho com água fria, mas como quase todo mundo, você quer ver que isso tem alguma base científica, não é verdade? Pois bem, a Universidade da Virgínia realizou estudos para verificar os efeitos de receber água fria em seu corpo e quais consequências ela pode trazer à saúde.

E entre outras coisas, estes foram alguns dos resultados que eles puderam obter:

  • Ativa o sistema nervoso
  • Aumenta o nível de adrenalina no cérebro
  • Serve como um antidepressivo

Mas, embora haja muita conversa sobre esse tipo de banho, a verdade é que as pessoas preferem tomar banho com água quente ou morna, ou seja, se estivermos no inverno, quem vai sentir vontade de usar água gelada?

No entanto, o banho com água que não é congelada, causa mais desperdício deste líquido vital, uma vez que tendem a ser longos banhos.

Verificando os estudos

Patrick Huguenin, um jornalista americano, levantou a mão e partiu para realizar um experimento: ele tomaria banho por uma semana com água fria e publicaria os resultados.

O engraçado é que, este jornalista não foi apenas inspirado pela pesquisa da universidade, mas lembrou de uma frase de seu avô que disse que tomar banho de água fria servia para fortalecê-lo de doenças sazonais.

O que o jornalista descobriu e relatou:

1.- “Quando tomo o banho frio, me sinto mais enérgico; Além disso, o tempo de banho diminuiu e em pouco tempo estava pronto para o café da manhã.”

2.-” Como é obvio sua pele melhorou visivelmente, já que ele evitou que a água quente ressecasse sua pele.”

3.- “Conseguia me concentrar melhor.”

4.- “E suava bem menos após os exercícios.”

Em suma, é uma questão de poder controlar o impacto gerado pela entrada de água fria, mas segundo o jornalista, depois de alguns segundos você se acostuma e pode continuar com seu banho sem muito drama.

Este tipo de banho não só economiza água e tempo, mas também traz benefícios para sua pele e corpo. E aí vamos tentar?

Fonte: Fiquesabendo